Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para mais informações, consulte também o Twitter e o mapa interativo do site.

 

Ponte do Retiro é totalmente liberada para o tráfego após obras de recuperação estrutural

Publicado em 13 de out de 2025 às 09:30

Ponte do Retiro é totalmente liberada para o tráfego após obras de recuperação estrutural

 

A Ecovias Sul informa que a Ponte do Retiro, localizada no km 511 da BR-116, em Pelotas, foi totalmente liberada para o tráfego de veículos na manhã desta sexta-feira (10/10), com a conclusão das obras de reforço estrutural iniciadas no final de setembro. A intervenção foi viabilizada após a atuação rápida da concessionária, que identificou danos estruturais na travessia sobre o Arroio Pelotas durante inspeção técnica de rotina, realizada por uma empresa especializada nesse tipo de avaliação. A solução foi imediatamente encaminhada pela Ecovias a fim de garantir a segurança dos usuários e preservar a integridade de uma das construções mais emblemáticas da engenharia rodoviária gaúcha.

Construída na década de 1940, a Ponte do Retiro possui 254 metros de extensão e 17 vãos – sendo 15 em arcos inferiores e dois em arcos superiores – características marcantes da arquitetura da época. A estrutura cruza o Arroio Pelotas e é considerada um marco histórico da infraestrutura de transportes da região sul do Estado.

Conforme explica o coordenador de Obras da Ecovias Sul, Marcio Santos, a necessidade de intervenção foi identificada durante inspeção anual, que detectou o rompimento de um dos reforços existentes. A obra consistiu na substituição de componentes estruturais e instalação de barras de aço, fixadas em bases metálicas, garantindo maior resistência e durabilidade à ponte.

Durante o período de obras, o tráfego foi impactado pelo estreitamento de pista e precisou ser desviado apenas em uma manhã, para execução da parte mais complexa do trabalho . A Ecovias Sul reforçou a sinalização no local e adotou medidas de segurança para minimizar os impactos aos motoristas.

Com a conclusão dos trabalhos, o tráfego foi restabelecido em ambas as faixas da ponte, devolvendo à comunidade e aos usuários da BR-116 a plena funcionalidade da via. “A liberação total da Ponte do Retiro representa o compromisso da Ecovias Sul com a segurança viária e a preservação do patrimônio rodoviário. A ação preventiva foi essencial para evitar riscos e garantir a continuidade do serviço com qualidade”, destaca o diretor superintendente da concessionária, Miquéias Neuenfeld.