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Publicado em 05 de ago de 2025 às 10:00
Investimentos em cultura pela Ecovias Sul ultrapassam R$ 760 mil em menos de um ano
A Ecovias Sul tem feito mais do que conectar municípios pelas rodovias que administra: a concessionária tem construído pontes simbólicas entre passado e presente, promovendo a cultura regional como ferramenta de identidade, turismo e desenvolvimento. Através de aportes via Lei de Incentivo à Cultura federal, a empresa destinou no último ano mais de R$ 762 mil a iniciativas que celebram a história, a música, a literatura e, acima de tudo, a alma do Rio Grande do Sul. Entre os projetos apoiados, o mais recente é a Semana Farroupilha de Piratini de 2025, que movimentará a cidade entre os dias 13 e 20 de setembro.
Com aporte de R$ 122,5 mil, a Semana Farroupilha de Piratini transformará a cidade em um grande palco da cultura tradicionalista. Berço da República Rio-Grandense e Primeira Capital Farroupilha, o município tem protagonismo histórico inegável. E é com esse legado que o evento se propõe a dialogar, promovendo uma imersão cultural que une memória e presente. A programação inclui Ronda Crioula, desfile de cavalarianos, apresentações musicais, palestras em escolas, rodeios e gastronomia típica.
Outro ponto alto é o envolvimento direto da comunidade: a população de Piratini pode sugerir os shows e atrações musicais que integrarão a festa em enquetes no perfil do evento no Instagram. Já no campo econômico, a prefeitura realizará um pregão público para concessão de espaços de alimentação e bebidas, estimulando o empreendedorismo local e a geração de renda. O Rodeio Farroupilha também é aguardado com entusiasmo.
Para o diretor superintendente da Ecovias Sul, Fabiano Medeiros, incentivar a cultura é investir em pertencimento e futuro. “Esses projetos ajudam a construir identidade, movimentam a economia e conectam a empresa à alma dos territórios por onde passam nossas rodovias”, resume. Ele ainda destaca que os eventos geram empregos, aumentam o fluxo turístico nas cidades e movimentam setores como hospedagem, alimentação, transporte e comércio.
Segundo o coordenador de Sustentabilidade da concessionária, Alexandre Izquierdo, os projetos apoiados dialogam com diferentes públicos — crianças, idosos, estudantes, turistas, músicos, pequenos empreendedores e comunidades escolares. “A distribuição dos investimentos respeita as identidades locais, permitindo que cada cidade mantenha sua vocação cultural. Em Pelotas, destaca-se a música e a literatura; em Rio Grande, o patrimônio marítimo e histórico; em Piratini, a tradição farroupilha”, explica.
Música, vocação, memória e literatura
O Festival Internacional Sesc de Música, realizado em janeiro deste ano, em Pelotas, recebeu um aporte de R$ 350 mil. O evento reuniu músicos de vários países e promoveu concertos gratuitos em praças, teatros, hospitais e na Praia do Laranjal, atraindo cerca de 50 mil pessoas. A Ecovias Sul foi patrocinadora master, viabilizando a programação, a oferta de bolsas para 350 jovens músicos e oficinas com professores de renome internacional. As inscrições para a 14ª edição do Festival Internacional Sesc de Música, que acontecerá entre os dias 19 e 30 de janeiro de 2026, já estão abertas.
Festa tradicional do Rio Grande, o Festimar teve um repasse de R$ 150 mil. Em abril de 2025, a terceira edição do evento celebrou a cultura marítima do litoral sul com esportes, gastronomia, feira comercial e shows regionais. Realizado próximo à Semana Santa, o evento atraiu turistas também do Uruguai, fomentando o comércio e valorizando a vocação costeira da cidade.
Também em Rio Grande, um aporte de R$ 60 mil beneficiou o evento Noite no Centro Histórico, realizado em setembro passado. O evento, que em sua quarta edição ocupou ruas e praças com atrações culturais, foi responsável pela retomada de atividades culturais no centro do município, onde a cheia da Lagoa dos Patos causou alagamentos em maio de 2024. A programação promoveu reencontros da população com os espaços históricos da cidade. A iniciativa também impulsionou a economia criativa e o turismo afetivo.
Já a 50ª edição da Feira do Livro de Pelotas, entre outubro e novembro de 2024, teve apoio da Ecovias Sul em uma edição com ações educativas voltadas ao público infantil. A mascote da empresa, Suli, marcou presença com atividades de conscientização sobre segurança no trânsito no evento, tradicionalmente realizado no coração do Centro Histórico de Pelotas, na Praça Coronel Pedro Osório. O repasse para a feira foi de R$ 80 mil. A edição de 2025 do evento ocorrerá de 30 de outubro a 16 de novembro.
Impacto social
A Ecovias Sul faz parte do Grupo EcoRodovias, companhia que mantém uma sólida Política de Investimento Social e busca impactar positivamente as comunidades por onde passam as rodovias de suas unidades. São diversos projetos e ações sociais voltados à capacitação profissional, educação no trânsito, saúde dos motoristas profissionais, enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes, incentivo à cultura, aos esportes e à geração de renda, diversidade e inclusão, educação ambiental e proteção aos animais.