Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para mais informações, consulte também o Twitter e o mapa interativo do site.

 

Sociólogo Eduardo Biavati aborda violência no trânsito em palestra na segunda-feira(16)

Publicado em 16 de set de 2013 às 09:37

Morre-se cada vez mais cedo no trânsito. Para analisar as causas e conseqüências dessa dura realidade, a Ecosul traz à Pelotas o sociólogo e especialista em segurança no trânsito, Eduardo Biavati. Ele palestra segunda-feira(16), às 20h45, no Auditório Dom Antônio Zattera - Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A atividade abre a Semana Nacional de Trânsito da Ecosul e integra a programação da Semana Acadêmica do Curso de Administração da UCPel.

Biavati é mestre em Sociologia e Membro da Câmara Temática de Educação e Cidadania (CONTRAN). Segundo ele, é preciso entender a violência no trânsito como um fenômeno histórico e sistêmico em nossa sociedade. “Este fenômeno vem evoluindo com impressionante regularidade e previsibilidade há pelo menos quatro décadas”, ressalta. Durante sua abordagem, Biavati irá fundamentar sua análise de que faz muito pouco sentido reduzir a violência no trânsito a um fenômeno individual, como acontece ao repetirmos que as "falhas humanas" são a "causa de 90%" de todos os acidentes. Para ele, esta é uma compreensão empobrecida e limitada de que tudo se resume ao individual. A Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito propõe uma visão multicausal, multisetorial e sociológica do problema. “O fenômeno é histórico, sistêmico e, também, geracional”, destaca.

Com larga experiência na área, ele é autor do livro "Rota de Colisão" e durante mais de uma década trabalhou na Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação, em Brasília. Biavati alerta que o impacto da violência distribui-se de maneira desigual ao longo da vida das pessoas. “Neste ponto que convergimos para o meu antigo foco: os jovens”, observa. Durante a explanação o sociólogo apresentará um panorama dos principais resultados de uma pesquisa recente, publicada pelo Ministério da Saúde e IBGE: a Pesquisa Nacional do Escolar (PENSE).

A PENSE é uma investigação de hábitos de saúde dos jovens entre 13 e 14 anos, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, das redes públicas e privadas, das capitais e dos estados brasileiros. “A PENSE demanda a reflexão sobre a inter-relação complexa dos fenômenos sociais: alimentação, atividade físicas, mobilidade independente, consumo de álcool e outras drogas, prática sexual, envolvimento com violências e com a violência no trânsito, uso do cinto de segurança e do capacete, entre outros”, explica. A importância da família no suporte aos jovens é fundamental. “O mosaico desta pesquisa aponta para a compreensão de que a insegurança no trânsito é apenas uma face de um amplo processo de incompetências para o autocuidado, que começam cedo e encontram solo fértil de consolidação dentro das famílias e dentro das escolas”, finaliza.

Serviço:

O que?

Palestra com Eduardo Biavati – Abertura da Semana Nacional de Trânsito da Ecosul e parte da programação da Semana Acadêmica do Curso de Administração da UCPel.

Quando?

Dia 16 de setembro – segunda-feira, às 20h45, no Auditório Dom Antônio Zattera (Campus I da UCPel).

Público?

Aberto a estudantes da Administração e comunidade em geral (restrito apenas ao número de lugares do auditório).

Gabriela Mazza

Jornalista