Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para mais informações, consulte também o Twitter e o mapa interativo do site.

 

Riscos e conseqüências do trânsito são tema de palestra quinta (15) com Eduardo Biavati

Publicado em 13 de set de 2011 às 14:11

Cerca de 40 mil pessoas por ano morrem em acidentes de trânsito no Brasil. Para analisar as causas e conseqüências dessa dura realidade, a Ecosul traz à Pelotas o sociólogo e especialista em segurança no trânsito, Eduardo Biavati. Ele palestra quinta (15), às 14h, no Centro de Eventos da Fenadoce, no evento que marca a abertura da Semana Nacional de Trânsito (SNT) em Pelotas. Na parte da manhã a palestra é direcionada a imprensa e convidados. Os interessados em participar podem se inscreverem para o turno da tarde, pelo telefone (53) 2128.4406.

Biavati é mestre em Sociologia e Membro da Câmara Temática de Educação e Cidadania (CONTRAN). Com larga experiência na área, ele escreveu o livro "Rota de Colisão" e durante mais de uma década trabalho na Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação, em Brasília. “A violência do trânsito não se resume à morte, ela é apenas uma das muitas possibilidades de um acidente”, observa. Segundo ele, para cada pessoa que morre no trânsito brasileiro, outras 19 pessoas sobrevivem, o que resulta em quase 1 milhão de brasileiros que escapam vivos dos acidentes. “A grande maioria, com algum trauma e ferimentos leves, muitos com alguma forma de incapacitação física definitiva’, explica.

A iniciativa integra a programação da SNT, que entre os dias 18 a 25 de setembro conta com ações do Projeto de Educação infantil no Trânsito, da Ecosul. As ações da SNT estão engajadas na Década de Ação para a Segurança do Trânsito. A primeira década do Século XXI foi marcada pelo crescimento contínuo da violência e da mortalidade no trânsito no Brasil e no mundo. Os altos índices de acidentes  motivaram a Organização das Nações Unidas (ONU) a lançar um movimento global pela segurança no trânsito. “É uma oportunidade histórica de fortalecer ações que visam salvar vidas, e a Ecosul está engajada nesta campanha”, informa o coordenador de comunicação empresarial da concessionária, Johny Calegaro.

O Brasil ocupa mundialmente o quinto lugar em quantidade total de fatalidades no trânsito, atrás apenas da Índia, China, Rússia e EUA. De acordo com o Relatório Global sobre a Situação da Segurança Viária, lançado pela OMS em 2009, se este ritmo se mantiver, as fatalidades no trânsito passarão do 9º (2004) para o 5º (2030) maior fator de mortalidade no mundo, atingindo cerca de 2,4 milhões de pessoas por ano.

Serviço:

O que?

Palestra de abertura da Semana Nacional de Trânsito (SNT) com Eduardo Biavati

Quando?

15 de setembro, das 14h às 17h, no Centro de Eventos da Fenadoce

 Público?

Aberto a estudantes e comunidade em geral