Aumentar texto
Aumenta o tamanho das fontes
Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.
Para mais informações, consulte também o Twitter e o mapa interativo do site.
Publicado em 14 de dez de 2011 às 09:06
A Ecosul reinaugura hoje (14), às 15h, a Biblioteca Barbosa Lessa, localizada na sede da concessionária, no km 511 da BR 116, em Pelotas. O coquetel de abertura contará com a presença de Nilza Lessa, viúva do escritor, músico e folclorista piratiniense, que completaria ontem(13) 82 anos de idade. O novo projeto inclui armários desenhados especialmente para receber os 900 títulos do acervo, iluminação direcionada, teto rebaixado com gesso e confortáveis sofás que convidam o visitante ao deleite literário. Nilza Lessa oficializará a doação de 67 exemplares do acervo pessoal do escritor, entre eles títulos como “Rodeio dos Ventos” e “Os Guaxos”, que rendeu ao autor o prêmio da Academia Brasileira de Letras.
O assistente de Ouvidoria da Ecosul, Mauro de Oliveira Leitzke é assíduo freqüentador do local e aprovou as modificações. “Acho muito interessante, pois é um incentivo a mais para influenciar a leitura daqueles que não têm esse hábito”, ressalta. Ele conta que antes de ingressar na empresa não era tão dedicado aos livros. “Adquiri quando entrei na empresa e com o ingresso na faculdade, hoje procuro ler sobre assuntos variados e me manter informado sobre tudo”, observa. O resultado poder ser avaliado no volume de livros que leu em 2011, contabilizando uma média de um título por mês.
O estímulo à leitura faz parte da empresa desde 2005, quando os livros eram inicialmente disponibilizados aos colaboradores e familiares através de uma lista de títulos. Com o tempo o acervo ganhou local próprio e surgiram as campanhas de estímulo à leitura. O batismo do espaço aconteceu em 2009, quando foi lançado um concurso interno para dar nome à biblioteca. O analista de Sustentabilidade, Murilo Heidrich, sugeriu uma homenagem ao tradicionalista Barbosa Lessa, identificando o local com o nome de um apaixonado pelas letras. “Foi uma forma de divulgar a obra deste grande nome do folclore gaúcho”, explica Murilo, sobre o autor de clássicos da música regional como Negrinho do Pastoreio, Balaio, Pezinho, Quero-quero, entre outros.
A cada ano novas ações de incentivo a um modelo participativo e motivador são realizadas. A Biblioteca Itinerante é outro exemplo de sucesso, que leva os livros às unidades da empresa nas cinco praças de pedágio e nas balanças. O resultado foi positivo e segundo os dados colhidos pelo Setor de comunicação da Ecosul a presença dos livros nas unidades despertou o interesse pela leitura em 47% dos colaboradores. No ano passado a Ecosul renovou convênio com o SESI, que disponibiliza semestralmente 50 livros de seu acervo para a empresa.
[caption id="attachment_731" align="alignleft" width="454" caption="O assistente de Ouvidoria da Ecosul, Mauro de Oliveira Leitzke é assíduo frequentador da Biblioteca Barbosa Lessa"][/caption]