Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para mais informações, consulte também o Twitter e o mapa interativo do site.

 

Dia sem carro incentiva transportes alternativos

Publicado em 23 de set de 2011 às 10:29

Uma reflexão sobre os problemas causados pelo uso intenso de automóveis e um convite à utilização de meios alternativos de transporte. Essa é a proposta do Dia Mundial sem Carro, movimento iniciado na Europa mas que já colhe frutos no município, como pôde ser visto nesta quinta-feira (22).

Ao acordar, os pelotenses depararam-se com cones demarcando uma trajetória. A parceria entre prefeitura, Movimento dos Usuários de Bicicleta de Pelotas (Mubpel), Pedal Curticeira e Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) viabilizaram mais de cinco quilômetros destinados aos ciclistas, do bairro Três Vendas ao Campus Porto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A sinalização feita com cones e 15 placas de trânsito proporcionaram a distância de um metro e meio entre bicicletas e veículos, delimitação de via compartilhada definida pelo Código Brasileiro de Trânsito. Pela manhã, foi inaugurado o bicicletário no Campus Porto/UFPel, que comportará cem bicicletas simultaneamente.

Os malefícios causados pelo uso de automóveis, como poluição atmosférica e sonora, doenças respiratórias, sedentarismo e irritabilidade também fizeram com que colaboradores da Empresa Concessionária de Rodovias do Sul (Ecosul) fossem ao trabalho de bicicleta. A advogada Tanise Letícia Casarin Goulart costuma pedalar com amigos e aproveitou a data para exercer a atividade.

Atividades

O largo Edmar Fetter também teve ações. Na tarde desta quinta, diversas atividades foram proporcionadas gratuitamente no local. Entre elas, brinquedos infláveis, degustação de Biscoitos Zezé, apoio do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), verificação da pressão arterial pela escola Dimensão, Biblioteca Itinerante e a tradicional Escolinha de Trânsito, com orientações aos pequenos.

Por: Yéssica Lopes - Diário Popular - 23/9/2011