Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para mais informações, consulte também o Twitter e o mapa interativo do site.

 

BR 116: Vigas da ponte sobre o Arroio Passo do Pinto serão colocadas em janeiro

Publicado em 29 de dez de 2011 às 10:33

A Ecosul informa que na primeira semana de janeiro dará início à colocação das vigas de suporte para ponte sobre o Arroio Passo do Pinto, no km 469, da BR 116, em São Lourenço do Sul. Serão lançadas 15 vigas de concreto pré-moldadas que servirão como base da superestrutura da ponte, dando apoio para a laje da nova pista de rolamento. Segundo o gerente de engenharia da concessionária, Ubajara Lopes Bastos, atualmente a obra da ponte está com a infraestrutura - composta pelas estacas e blocos de fundação - concluída. “A parte dos pilares, travessas e encontros, que integra a mesoestrutura, também foi finalizada”, explica.

A previsão da equipe de engenharia é de que entre os dias 3 e 4 de janeiro as equipes iniciem fase de implantação da superestrutura da ponte. As vigas foram produzidas em Porto Alegre e serão transportadas até o local para a operação. “Podemos dizer que a obra está na fase final e em breve anunciaremos o cronograma de finalização da ponte”, destaca.

OBRA - Em agosto, após a aprovação do projeto executivo junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e da obtenção das licenças ambientais, a concessionária deu início a obra de construção da ponte. Inicialmente foi destruída a estrutura remanescente, danificada em virtude das fortes chuvas que atingiram a região em março. “Logo após esta fase executamos as fundações da nova ponte, composta por estacas raiz”, detalha o engenheiro. Conforme as estacas eram concluídas, os blocos de apoio foram sendo montados e concretados. Ubajara explica ainda que após todas estas etapas concluídas foram feitas as travessas sobre os pilares, que servirão de apoio para as vigas pré-moldadas.

Com 75 metros de comprimento e 11,50 metros de largura a nova ponte será cerca de 4 metros mais alta que a anterior. “A ponte avariada tinha 52 metros de comprimento e 10,20 metros de largura”, relembra. A nova ponte está sendo construída com recursos do pedágio e a previsão de conclusão será no final de fevereiro de 2012.

HISTÓRICO – Parte da ponte sobre o Arroio Passo do Pinto foi levada pela enxurrada que atingiu a região em março. Com a intenção de restabelecer o tráfego o mais rápido possível a Ecosul construiu rapidamente um desvio emergencial, enquanto os trâmites legais para construção de uma nova estrutura tinham andamento. Este desvio emergencial, inicialmente com cerca de 180 metros de extensão, recebeu cerca de vinte mil toneladas de pedras, pavimentação e completa sinalização, além da execução de um bueiro triplo celular de concreto (3 m x 1,50 m). No local foi instalada uma câmera de monitoramente disponibilizando aos usuários o acesso das imagens através do site da concessionária.

GABRIELA MAZZA

Satolep Press

www.satoleppress.com